Acer negundo

Acer negundo L.

Nome Comum

Bordo-negundo

Ordem

Sapindales

Família

Sapindaceae

Origem

Exótica - América do Norte

Estatuto Ecológico (Portugal)

Naturalizada

Estatuto de Conservação (IUCN)

Não Avaliado

Descrição Expedita

Árvore dióica de folha caduca, de crescimento rápido, até 20m de altura. O tronco principal divide-se em vários troncos secundários, tornando-se fissurado e escuro com a idade. As folhas são compostas, com três a cinco folíolos ovalados de margem irregularmente dentada, verde-claro na página superior e pálidas na página inferior. A floração ocorre entre Março e Abril, sendo as flores unissexuais, desprovidas de pétalas, agrupadas em espigas pendentes que se desenvolvem antes das folhas; as flores masculinas são verdes ou arrosadas com a ponta dos estames vermelhos, e as flores femininas são esverdeadas. Os frutos, denominados de sâmaras, possuem duas "asas" estreitas em ângulo agudo, ligeiramente curvadas para dentro, persistindo na árvore após a queda das folhas.

Habitat

Planícies alagadas, áreas perturbadas, habitats ripários e parques e jardins de zonas urbanizadas.

Usos

O bordo-negundo é utilizado como fonte de fibra de madeira, sendo a madeira utilizada no fabrico de mobiliário, instrumentos musicais e pasta de papel. É também utilizado nas cidades como planta ornamental, "quebra-ventos" e barreira de protecção sonora.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se pelo norte e centro do território continental Português, e pode ser encontrado no resto da Europa, América do Norte e Centro, Austrália e Nova Zelândia.

Sabia que...

Na América do Norte foram encontradas flautas de madeira construídas com Acer negundo, sendo as mais antigas encontradas até hoje, ultrapassando os 1500 anos de idade. 

Localização no Campus