Ratazana-castanha
Rodentia
Muridae
Exótica - China, Japão e Russia
Residente
Não Avaliado
Ratazana relativamente grande, comparando com a Ratazana-preta, Rattus rattus. O corpo varia entre o castanho e o preto, com zonas mais escuras no dorso e mais claras no ventre. As orelhas são curtas, ocupando 1/3 da cabeça, e cobertas com pêlos. A cauda é mais curta do que o comprimento do corpo. O focinho é arredondado e os olhos são relativamente pequenos. As patas possuem quatro dedos nos membros anteriores e cinco dedos nos membros posteriores, todos eles com membranas interdigitais. Faz uma pegada em forma de estrela.
É uma espécie essencialmente nocturna, com picos de actividade após o pôr-do-sol e antes do nascer-do-sol. Reproduz-se ao longo do ano se o clima for ameno e se houver abundância de alimento, mas não se reproduz em climas muito frios. Tem até cinco ninhadas por ano. Possui uma alimentação omnívora, tendo preferência por carne, peixe e cereais. Pode ser predada por rapinas nocturnas, mustelídeos, raposa, texugo e gato-doméstico.
Vive associada ao ser humano, vivendo em lixeiras, armazéns de cereais, esgotos, campos agrícolas e orlas dos campos, sendo assim considerada uma praga.
Distribui-se por todo o território continental em Portugal, podendo ser encontrada em vários locais do mundo.
Estas ratazanas são óptimas corredoras, trepadoras e nadadoras.