Ser humano
Primata
Hominidae
Nativa - provavelmente África
Residente
Pouco Preocupante
O ser humano tem em média entre 1.5m a 1.8m de altura, mas esta varia bastante conforme o local, assim como varia também a cor da pele e outros aspectos morfológicos, sendo uma espécie excepcionalmente diversa. Apesar destas diferenças morfológicas, os seres humanos são geneticamente bastante semelhantes entre si. É a única espécie a ter um queixo saliente, um dos mamíferos com menos pelo corporal e o único primata que se consegue deslocar exclusivamente sobre os membros posteriores. As mãos e os pés possuem 5 dedos cada, sendo que as mãos têm polegares opositores, permitindo-lhes agarrar e manipular objectos. Possuem um cérebro grande quando comparados com outos primatas. Esta espécie possui dimorfismo sexual que pode ser mais ou menos acentuado, conforme a região em que habita. No entanto as fêmeas possuem, no geral, as glândulas mamárias mais desenvolvidas do que os machos e são geralmente mais pequenas e leves, com os músculos menos desenvolvidos e menor quantidade de pelo corporal.
Os seres humanos são tipicamente diurnos e dormem em abrigos temporários ou permanentes à noite. Contudo, devido à grande variabilidade existente nesta espécie, muitas excepções existem quando ao seu ciclo circadiano. Os humanos são seres omnívoros oportunistas, variando bastante a dieta conforme a região do mundo. A sua estrutura social é bastante complexa no que diz respeito a relacionamentos entre indivíduos. Podemos encontrar humanos monogâmicos, poligâmicos, grupos com um macho e várias fêmeas e mais raramente, grupos com uma fêmea e vários machos. As fêmeas ficam férteis todos os meses e a reprodução pode ocorrer em qualquer altura do ano. As crias nascem relativamente imaturas e indefesas, ficando dependentes dos cuidados parentais durante vários anos. Socialmente, os humanos formam estruturas complexas, cooperantes ou competitivas, desde famílias a nações. Os seres humanos são considerados predadores de topo, mas são ocasionalmente predados por outros predadores. Exercem um enorme impacto no ecossistema e modificam os habitats de diversas formas, alterando activamente a diversidade biológica desses habitats e as interacções entre os seres vivos que neles habitam.
Os seres humanos habitam praticamente todos os habitats terrestres que existem no planeta Terra, em grande parte devido ao uso de tecnologia, e à capacidade de se adaptarem a esses habitats, modificando-os. Os habitats marinhos são maioritariamente utilizados para obtenção de alimento e actividades de lazer.
O ser humano é o mamífero, de médio a grande porte, mais numeroso e mais bem distribuído mundialmente. Actualmente, a população humana cresce em cerca de 90 milhões de pessoas por ano, podendo atingir cerca de 9 biliões de humanos em 2042. A linguagem humana representa um dos sistemas de comunicação mais complexos entre os animais. É a única espécie capaz de criar ou controlar fogo, cozinhar os alimentos, vestir-se, desenvolver e manipular numerosas ferramentas complexas e tecnologias, desenvolver pensamento simbólico e abstracto, e expressar-se através de cultura, arte, literatura e música. O conhecimento adquirido é passado de geração em geração.