Sylvia melanocephala

Sylvia melanocephala (Gmelin, 1789)

Nome Comum

Toutinegra-de-cabeça-preta

Ordem

Passeriformes

Família

Sylviidae

Origem

Nativa - Região Mediterrânica e norte de África

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Pássaros pequenos com cerca de 13cm de comprimento. Os machos possuem o corpo acizentado, cabeça preta, garganta branca, patas rosadas e anéis vermelhos bem visíveis à volta dos olhos que os torna proeminentes. As fêmeas são semelhantes mas mais acastanhadas, com a mancha da cabeça acinzentada. Os juvenis são semelhantes às fêmeas, mas os anéis à volta dos olhos são rosados. Estas toutinegras possuem uma vocalização matraqueada bastante característica.

Biologia / Ecologia

Os indivíduos são solitários. Alimentam-se sobretudo de insectos no Verão, mas também de aranhas, bagas, frutos e sementes de gramíneas no Inverno. Põem duas posturas por Primavera, cujos ovos são brancos sarapintados de castanho. Deslocam-se entre os ramos baixos dos arbustos, mantendo intensa actividade sendo que raramente voam grandes distâncias. 

Habitat

Bosques, matos, sapais, matas ripícolas, matagais mediterrânicos, montados, zonas de cultivo, pomares, jardins e grupos de árvores próximos a vivendas e hortas em áreas urbanas e suburbanas, desde que possuam vegetação rasteira mais ou menos densa.

Distribuição Portugal / Mundo

Esta espécie distribui-se pela Região Mediterrânica e norte de África, tendo sido já avistada em alguns países do centro e norte da Europa e Ásia. Em Portugal, distribui-se por todo o território continental, com excepção de algumas zonas nas terras altas a norte.