Chamariz
Passeriformes
Fringillidae
Nativa - Europa e Região Mediterrânica
Residente
Pouco Preocupante
Pássaros pequenos com cerca de 11cm de comprimento. A plumagem é amarelo-esverdeada, malhada de castanho escuro e amarelo forte. Possuem padrões amarelados na cabeça que se estendem até ao peito, cujos tons são mais ténues nas fêmeas. O dorso e os flancos são fortemente riscados. As asas são escuras, o bico é curto e de cor clara e o uropígio é amarelo-vivo. A cauda é bifurcada, mais visível em voo. Os juvenis são acastanhados e bastante estriados, sem o amarelo que caracteriza os adultos. Planam de forma ondulada, semelhante às borboletas, com um bater lento das asas.
Espécie não territorial, cujos indivíduos formam bandos fora da época de reprodução, muitas vezes misturados com outras espécies de tentilhões. São pássaros bastante activos e conspícuos. Alimentam-se de sementes, gomos, rebentos e ocasionalmente, de pequenos invertebrados. Os ninhos são construídos em árvores ou arbustos, com uma a duas posturas por ano, sendo os ovos azul-claro com pintas castanhas. No Inverno as populações são reforçadas com a chegada de indivíduos migrantes, formando grandes bandos. Vocalizam mesmo nas horas mais quentes do dia e o canto consiste numa melodia complexa e insistente.
Matas de coníferas, bosques, áreas agrícolas, zonas costeiras, matas ribeirinhas, prados de altitude, terrenos incultos, pastagens e parques e jardins de zonas urbanas.
Distribui-se pela Europa, norte de África, Síria, Jordânia e Iraque. Em Portugal pode ser encontrada por todo o território continental.