Estrelinha-de-cabeça-listada
Passeriformes
Regulidae
Nativa - centro e sul da Europa e norte de África
Residente-Invernante
Pouco Preocupante
Pássaro bastante pequeno e rechonchudo, com cerca de 9cm de comprimento. O dorso é esverdeado-vivo e o ventre é esbranquiçado. A parte de cima da cabeça tem uma poupa eréctil amarelada nas fêmeas e alaranjada nos machos, rodeada por uma listra preta em ambos os sexos. Todos os indivíduos possuem uma mancha preta-acizentada a envolver os olhos e uma risca branca por cima dos mesmos. As asas e a cauda possuem tons verdes e azul-claros, possuindo as asas duas listras brancas e uma preta. Os juvenis não possuem a poupa eréctil e os tons do corpo, incluíndo os padrões da cabeça, são mais esbatidos.
As estrelinhas são geralmente avistadas sozinhas ou a pares. Alimentam-se maioritariamente de invertebrados de pequeno tamanho, nomeadamente insectos e aranhas, mas podem também consumir frutas carnudas. Possuem a habilidade de remover insectos que ficam presos nas teias de aranha, contudo, devido ao seu pequeno tamanho, por vezes acabam por ficar também presos a essas mesmas teias. Os juvenis são praticamente alimentados só com insectos pertencentes à Ordem Collembola. Os ninhos têm a forma de taça e são construídos nas árvores a baixa altura. Põem até duas posturas por ano, sendo os ovos brancos ou cremes com manchas castanhas. As estrelinhas são geralmente predadas por aves de rapina.
Florestas de folha caduca e mistas, florestas de coníferas, bosques, matas ribeirinhas, bosquetes de áreas agrícolas e parques e jardins de zonas urbanas.
Distribui-se pelo centro e sul da Europa e norte de África. Em Portugal distribui-se por todo o território continental, sendo mais comum na metade norte do país; no Inverno a população é reforçada com os migradores de Inverno.