Phylloscopus collybita

Phylloscopus collybita Vieillot, 1817

Nome Comum

Felosa-comum

Ordem

Passeriformes

Família

Sylviidae

Origem

Nativa - Eurásia e norte de África

Ocorrência

Invernante

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Pássaros pequenos, de aspecto rechonchudo, com cerca de 11cm de comprimento. O dorso é cinzento-esverdeado, as asas são escuras e as partes inferiores são pálidas. Possuem duas listras curtas, amarelas ou esbranquiçadas, acima dos olhos. As patas são escuras e o bico é escuro, curto e fino.

Biologia / Ecologia

Os indivíduos desta espécie são solitários. Passam os meses mais frios em Portugal e migram para se reproduzirem no norte da Europa e da Ásia. Alimentam-se essencialmente de insectos, sendo bastante activos e destemidos na sua procura, mas também podem consumir aranhas e néctar. Têm duas ninhadas por ano, cujos ovos são brancos com manchas púrpura. As fêmeas são as únicas responsáveis pela construção dos ninhos, por chocar os ovos e por alimentar as crias. Os machos defendem o território contra machos rivais e atacam ferozmente potenciais predadores. As felosas são geralmente predada por gatos, mustelídeos e falcões.

Habitat

Frequenta diversos tipos de habitats, entre florestas abertas com vegetação rasteira, áreas com presença de água e zonas urbanas.

Distribuição Portugal / Mundo

A felosa-comum distribui-se pelo centro e norte da Europa, Ásia e norte de África. Em Portugal pode ser avistada por todo o território continental.

Sabia que...

Em Inglês, o nome comum "common chiffchaff" é um nome onomatopaico, derivado das suas vocalizações.