Papa-figos
Passeriformes
Oriolidae
Nativa - Europa, oeste da Ásia e sul de África
Estival
Pouco Preocupante
Pássaros com cerca de 24cm de comprimento. O corpo é alongado, o bico forte e vermelho e as patas cinzento-azuladas. Possuem dimorfismo sexual, em que os machos têm o corpo amarelo-vivo, com as asas e a cauda pretas, e uma mancha preta entre os olhos e o bico; as fêmeas e os machos jovens são amarelo-esverdeados na parte superior do corpo, e branco amarelados com riscas na parte inferior do mesmo. O voo é ondulante.
Espécie migratória, cujas aves migram sozinhas ou em pequenos grupos. Os indivíduos são monogâmicos e territoriais, onde os casais acasalam distanciados uns dos outros. Têm uma a duas ninhadas por ano, sendo os ovos brancos com manchas castanhas. Alimentam-se de insectos, nomeadamente de lagartas de borboletas, e de sementes e frutos no Verão. São por norma tímidos e assustadiços.
Florestas abertas de folhosas, florestas ribeirinhas e matas ripícolas, bosques mistos, lameiros, plantações, pomares e jardins.
Esta espécie distribui-se pela Europa, oeste da Ásia e centro e sul da África, podendo ser encontrada por todo o território continental Português, sendo mais comum no interior do que no litoral.
Apesar de o macho de papa-figos ser muito vistoso, é mais facilmente ouvido do que visto. Contudo, o seu canto melodioso, semelhante a uma flauta, pode ser imitado pelos estorninhos pretos, sendo necessária cautela na identificação desta espécie exclusivamente através do canto.