Papa-moscas-cinzento
Passeriformes
Muscicapidae
Nativa - Paleártico central e ocidental e África subsaariana
Residente-Estival
Quase Ameaçado
Pássaro com cerca de 14cm de comprimento. A plumagem é castanho-acizentada na zona superior do corpo e esbranquiçada na zona inferior. Possui riscas no peito e na testa. O bico é fino e relativamente comprido. Tem uma postura erecta característica quando empoleirado. Os juvenis são mais acastanhados do que os adultos e possuem manchas nas partes superiores do corpo.
Estes pássaros pousam geralmente em ramos, a poucos metros do solo e raramente são avistados pousados no chão. Quando avistam uma potencial presa, voam na sua direcção com manobras ágeis e regressam ao poleiro onde estavam. Alimentam-se essencialmente de insectos voadores, capturando-os em voo, podendo consumir outros invertebrados e alguma matéria vegetal. Têm duas posturas por ano e os ovos são pálidos, acastanhados. Os ninhos podem ser construídos em diferentes tipos de estruturas, quer naturais, quer artificiais. Esta espécie é das últimas migradoras primaveris a chegar ao nosso país, geralmente por volta de Maio. É uma migradora de longa distância, atravessando o deserto do Saara nas suas deslocações outonais.
Bosques abertos, orlas de florestas e de matas, clareiras, montados, soutos, parques e jardins. Evita zonas desflorestadas e com densidades arbóreas muito altas.
Encontra-se de forma fragmentada por todo o território continental Português, sendo mais comum a sul da Estremadura. Distribui-se por grande parte da Região Paleárctica e África subsaariana.
O nome latino Muscicapa consiste na contração dos termos musca que significa mosca e capere que significa capturar. O nome latino striata significa estriada, aludindo às riscas da plumagem que a ave apresenta no peito e na coroa.