Pisco-de-peito-ruivo
Passeriformes
Turdidae
Nativa - Europa, noroeste da Ásia e Região Mediterrânica
Residente-Invernante
Pouco Preocupante
Pássaro pequeno de aspecto rechonchudo, com cerca de 14cm de comprimento. A cabeça é relativamente grande, assim como os olhos; o bico é fino e escuro. É facilmente identificável através da mancha laranja que se estende da testa até ao peito. O dorso e as asas são castanhos, os lados do peito são cinzento-claro e o ventre é branco. Tem as patas e a cauda relativamente compridas. Os juvenis são acastanhados e malhados, com manchas amareladas.
É uma espécie monogâmica, cujos indivíduos são solitários e territoriais. Estes pássaros costumam saltitar no solo em busca de alimento. Consomem essencialmente insectos, aranhas, minhocas e caracóis mas também bagas e frutos carnudos e moles no Inverno. Os ninhos são construídos em pequenas cavidades pouco profundas em árvores, rochas, taludes ou estruturas artificiais. Têm duas ninhadas por ano, sendo os ovos brancos com manchas avermelhadas. É possível ouvir o seu canto em qualquer altura do ano, sendo as suas populações reforçadas no Inverno com a chegada de populações provenientes do centro e norte da Europa.
Florestas húmidas mistas e de folha caduca, bosques, terrenos arborizados húmidos, galerias ripícolas e parques e jardins de zonas urbanas.
Em Portugal distribui-se por todo o território continental, sendo que no resto do mundo pode ser encontrada na Eurásia, Sibéria e África.