Emberiza cirlus

Emberiza cirlus Linnaeus, 1766

Nome Comum

Escrevedeira-de-garganta-preta

Ordem

Passeriformes

Família

Emberizidae

Origem

Nativa - sul da Europa e noroeste de África

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Pássaros pequenos, com aproximadamente 16cm de comprimento. Os machos possuem uma cabeça característica, com um padrão riscado de preto e amarelo e a garganta preta, muito marcados. O ventre é amarelado e o dorso riscado de castanho. Durante a época de reprodução, apresentam uma mancha peitoral verde-oliva. As fêmeas têm as riscas da cabeça mais ténues e o ventre é castanho-claro. Em ambos os sexos, o bico possui uma ondulação na mandíbula inferior e as patas são rosadas ou acastanhadas.

Biologia / Ecologia

Espécie sedentária, cujos indivíduos raramente se afastam muito dos locais de criação ou de alimentação. Alimentam-se em bandos no Inverno, muitas vezes misturados com outras espécies de escrevedeiras e tentilhões, essencialmente de sementes; na época de reprodução, caçam invertebrados para as crias. Os ninhos são construídos no solo, entre a vegetação, nomeadamente sebes espessas e arbustos. Podem fazer até três posturas por ano, sendo os ovos brancos com manchas pretas.

Habitat

Orlas florestais e clareiras de machas florestais de média ou grande extensão e paisagens agrícolas em mosaico com sebes, matos esparsos e terrenos agrícolas, e zonas urbanizadas com jardins.

Distribuição Portugal / Mundo

Em Portugal distribui-se por todo o território continental, podendo ser observado também no resto da Europa e norte de África.