Trigueirão
Passeriformes
Emberizidae
Nativa - Europa, norte de África e Ásia
Residente
Pouco Preocupante
Pássaro relativamente grande, com cerca de 18cm de comprimento. O corpo é acastanhado, mais claro no ventre e possui riscas no peito. O bico é grosso e forte, amarelado, com a borda da mandíbula superior curvada para dentro e um entalhe que se aloja na mandíbula inferior. As patas variam entre o rosado e o amarelado. Os machos são maiores e mais robustos do que as fêmeas. Estes pássaros pousam frequentemente no topo de árvores e arbustos, em postes e fios telefónicos sendo relativamente fáceis de observar.
Os adultos alimentam-se essencialmente de sementes no chão, enquanto que os juvenis são alimentados com pequenos invertebrados, principalmente insectos e suas larvas. Na época de reprodução, os machos são solitários e territoriais, sendo gregários o resto do ano, e acasalam com até sete fêmeas. As fêmeas são geralmente monogâmicas. Os ninhos são construídos no solo entre as ervas. Fazem uma ou duas posturas por ano, sendo os ovos esbranquiçados, com manchas castanhas. Os chamamentos são feitos maioritariamente pelos machos, durante praticamente o ano inteiro.
Pastagens, montados abertos, terrenos agrícolas e paisagens em mosaico.
Em Portugal distribui-se por todo o território continental, excepto litoral norte e centro. No resto do mundo pode ser encontrado na Europa, norte de África e Ásia.