Corvus corone

Corvus corone (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Gralha-preta

Ordem

Passeriformes

Família

Corvidae

Origem

Nativa - Europa e Ásia

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Ave totalmente preta, incluindo olhos, bico e patas. Tem cerca de 45cm de comprimento, sendo mais pequena do que o corvo (Corvus corax). O bico é relativamente comprido e forte, e a cauda é comprida e quadrada. As patas possuem três dedos virados para a frente e um dedo virado para trás. 

Biologia / Ecologia

As gralhas-pretas vivem em grupos pequenos e são bastante territoriais. São aves oportunistas que se alimentam de cadáveres, insectos, caracóis, ratos, lagartos, rãs, invertebrados, frutas, cereais, bagas e restos de comida humana. Interagem regularmente com humanos, roubando peixe das linhas de pesca ou utilizando carros para lhes partir as nozes que são muito duras para os seus bicos. Acumulam grandes quantidades de comida, que escondem, e facilmente se lembram desses locais. Os casais que se formam ficam juntos o resto da vida e defendem activamente o seu território o ano inteiro. Porém alguns indivíduos podem migrar para locais de reprodução diferentes dos habituais. Fazem uma postura por ano, sendo os ovos azul-esverdeado com manchas castanhas. Por vezes acasalam com indivíduos de outra espécie, gralha-cinzenta (Corvus cornix) resultando em hibrídos férteis. 

Habitat

Grande variedade de habitats, desde bosques pouco arborizados e campos agrícolas a cidades, parques e proximidade de estradas. Em habitats mais naturais preferem construir os ninhos em pinheiro-bravo (Pinus pinaster), já nas zonas urbanizadas utilizam parques e edifícios. 

Distribuição Portugal / Mundo

Em Portugal distribui-se por todo o território continental, podendo ser encontrada na Europa, norte de África, Ásia central e Sibéria.