Andorinha-dáurica
Passeriformes
Hirundinidae
Nativa - sul da Europa, Ásia e África tropical
Estival
Pouco Preocupante
Andorinha com cerca de 17cm de comprimento. O dorso, a parte de cima da cabeça e a cauda são de cor preta com reflexos azuis. A parte inferior do corpo é esbranquiçada e a nuca, as faces e o uropígio possuem tons dourados. O bico é negro, curto e fino. As asas são longas e pontiagudas com tons alaranjados na parte inferior dianteira. As patas são curtas e a cauda é longa e bifurcada. Andorinha com planar calmo, contrastando com o voo agitado das outras andorinhas.
Espécie gregária fora da época de reprodução. Alimenta-se de insectos em pleno voo. Nidifica por baixo de pontes e viadutos. O ninho é fechado, em forma de iglo invertido, possuindo um túnel de acesso, sendo a cópula feita dentro do mesmo. Faz até três posturas por ano, sendo os ovos brancos. Os ninhos desta andorinha são aproveitados pelo raro andorinhão-cafre (Apus caffer) para nidificar.
Zonas montanhosas, orlas florestais, clareiras, vales de rios e ribeiras com zonas escarpadas, penhascos e zonas rurais e urbanas.
Em Portugal, distribui-se por todo o território continental, sendo mais comum no interior do território e escassa no litoral. No resto do mundo pode ser encontrada na Europa, África, Ásia e Austrália.