Verdilhão
Passeriformes
Fringillidae
Nativa - Eurásia e norte de África
Residente
Pouco Preocupante
Pássaro pequeno e robusto, com cerca de 15cm de comprimento. O corpo é esverdeado, com os flancos cinzentos e o ventre amarelo-esverdeado. A cabeça é esverdeada com as bochechas cinzentas. O bico é grosso e cónico. As asas são cinzentas, sendo as penas primárias amarelas de pontas escuras. O uropígio é verde e a cauda, bifurcada, cinzenta e preta com os bordos amarelos. As pernas e as patas são rosadas. Nesta espécie existe dimorfismo sexual, sendo as fêmeas mais acinzentadas com tons acastanhados no dorso. Os juvenis são semelhantes às fêmeas.
Espécie gregária que pode formar bandos com outras espécies do mesmo género, fora da época de reprodução. Os verdilhões alimentam-se de sementes de cereais, árvores e arbustos, frutos e insectos, estes durante a época de reprodução com os quais alimentam também alimentam as crias. Os ninhos têm a forma de taça e são construídos em sebes, arbustos ou árvores. Produzem uma ou duas ninhadas por ano, cujos ovos são azul-claro com manchas pretas. Principalmente os juvenis podem ser predados por gatos e mustelídeos, como as doninhas.
O verdilhão tem um habitat bastante diversificado, desde bosques abertos, zonas cobertas de mato e arbustos, zonas agrícolas a sebes em parques e jardins urbanos, margens de cursos de água e prados.
Em Portugal pode ser encontrado por todo o território continental. No resto do mundo, distribui-se pela Europa, norte de África e sudoeste da Ásia, com introduções nos Açores, Nova Zelândia, sul da Austrália, Argentina e Uruguai.