Anthus pratensis

Anthus pratensis (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Petinha-dos-prados

Ordem

Passeriformes

Família

Motacillidae

Origem

Nativa - Europa, oeste da Ásia e norte de África

Ocorrência

Invernante

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Pássaro relativamente pequeno, com cerca de 15cm de comprimento. A plumagem é acastanhada no dorso com tons esverdeados na plumagem outonal, amarelada no ventre e esbranquiçada no abdómen, com listras e manchas escuras em quase todo o corpo. A cauda é castanha com listras laterais brancas. As patas são amarelas a rosadas, com a garra do dedo de trás mais longa do que o dedo e as restantes garras. O bico é fino e pontiagudo.

Biologia / Ecologia

É uma espécie maioritariamente insectívora, alimentando-se também de outros invertebrados e algumas sementes. Permanece grande parte do tempo no chão, onde se alimenta e nidifica. Tem duas posturas por ano. Estas aves chegam ao nosso país no Outono e permanecem até ao início da Primavera.

Habitat

A petinha-dos-prados pode ser encontrada em terrenos agrícolas, pastagens, terrenos incultos, charnecas, pântanos, prados costeiros, dunas, campos encharcados, terrenos baixos alagados e praias.

Distribuição Portugal / Mundo

Em Portugal distribui-se por todo o território continental, sendo mais frequente no sul do país. No resto do mundo nidifica no norte da Europa e da Ásia e passa o inverno no sul da Europa, norte de África e sul da Ásia, com populações residentes na Irlanda, Grã Bretanha e França.