Oxycarenus lavaterae

Oxycarenus lavaterae (Fabricius, 1787)

Nome Comum

Percevejo

Ordem

Hemiptera

Família

Lygaeidae

Origem

Nativa - oeste da Região Mediterrânica

Estatuto de Conservação (IUCN)

Não Avaliado

Descrição Expedita

Insectos pretos achatados dorso-ventralmente, onde as fêmeas podem chegar aos 6mm e os machos aos 5mm. A cabeça e o tórax formam um triângulo e possuem bastantes pelos. As asas anteriores são divididas em duas áreas: mais perto da cabeça são vermelhas com aspecto robusto e forte, enquanto que na extremidade são membranosas e translúcidas. As asas posteriores são totalmente membranosas. O aparelho bucal consiste num estilete perfurador e sugador, situado ventralmente por baixo da cabeça quando em repouso. As antenas são relativamente compridas e os olhos são acastanhados e salientes. As ninfas (larvas) são escuras com o abdómen vermelho e volumoso; eclodem dos ovos semelhantes aos adultos mas sem asas, passando por cinco instares: os esboços das asas só são visíveis a partir do quarto instar.

Biologia / Ecologia

Espécie gregária e fitófaga. É frequente em várias plantas herbáceas da família das Malváceas, das quais se alimenta e onde se reproduz. Têm de 3 a 4 gerações por ano. A temperaturas mais baixas (até -10ºC), estes insectos agregam-se em grandes quantidades nos ramos e troncos de Tílias (nos países mais a norte da Europa) ou em menor quantidade nas Malváceas (mais a sul da Europa), sem registos de causar danos às plantas, excepto se as plantas estiverem doentes, e aí podem causar a morte das mesmas. Em Invernos mais frios podem hibernar.

Habitat

Zonas de cultivo, parques e jardins.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se actualmente pela Europa e norte de África, sendo que a sua dispersão para norte na Europa tem ocorrido de forma natural ou com introduções não intencionais. Em Portugal continental a sua distribuição não é clara, mas parece ser mais comum no centro e sul do país.