Percevejo-das-riscas
Hemiptera
Pentatomidae
Nativa - Região Mediterrânica
Não Avaliado
Pequeno insecto voador com cerca de 10mm, arredondado, assemelhando-se a um escudo. O corpo é vermelho-vivo com listras longitudinais pretas. As asas são córneas na base e membranosas na ponta. A cabeça triângular possui olhos salientes posicionados de lado e antenas delgadas pretas, com cinco segmentos. A armadura bucal é picadora e o estilete posiciona-se debaixo do corpo quando não está a ser utilizado. Os segmentos laterais do abdómen e a parte inferior do corpo são cobertos com pontos pretos. As patas são pretas e/ou avermelhadas. As larvas (ninfas) são acastanhadas ou acizentadas, com manchas castanho-escuras na cabeça e início do tórax, atravessadas por uma mancha linear branca; só no quinto instar aparecem as asas rudimentares. Os ovos são muito pequenos e em forma de barril, com tonalidades claras tornando-se mais escuros com o tempo.
Animais sugadores, alimentam-se de várias plantas, entre cenouras, aipos, coentros, etc, porém não provocam estragos económicos às culturas. Introduzem o aparelho bucal picador nas plantas onde injectam saliva contendo enzimas digestivos, sugando-as de seguida. As ninfas podem ocasionalmente alimentar-se de insectos, perfurando-os, sendo assim preciosos auxiliares nas hortas. Estes animais hibernam durante o Inverno. As suas cores são um alerta para os predadores de que têm um gosto bastante desagradável.
Frequentes em plantas umbelíferas em prados, matos, moitas, margens de estradas, terrenos baldios, campos, parques e jardins. Este insecto é bastante comum no Campus e pode ser observado em cima de plantas cujas flores estão dispostas em umbelas (Umbelíferas).
Distribui-se pela Europa e norte de África e em Portugal continental pode ser encontrado por todo o território.