Crematogaster auberti

Crematogaster auberti Emery, 1869

Nome Comum

Formiga

Ordem

Hymenoptera

Família

Formicidae

Origem

Nativa - sul da Europa, norte de África e Arábia Saudita

Estatuto de Conservação (IUCN)

Não Avaliado

Descrição Expedita

Formigas pretas a acastanhadas, cujas operárias são todas do mesmo tamanho, com cerca de 4mm de comprimento. Os três segmentos terminais das antenas são mais alargados do que os restantes. A “cintura” possui dois segmentos distintos, em que o primeiro é achatado e maior do que o segundo, sendo que este último está ligado à parte superior do abdómen. O tórax possui dois espinhos característicos e o abdómen tem forma de coração. Os únicos indivíduos que possuem asas são os machos e as rainhas durante a época de reprodução.

Biologia / Ecologia

Espécie de hábitos nocturnos, cuja alimentação é omnívora, constituída por nectar, insectos nas suas várias fases de desenvolvimento e exsudados produzidos por pulgões e outros afídeos. Estas formigas procuram alimento individualmente ou em pequenos grupos. Fazem o ninho no solo, geralmente debaixo de pedras. São agressivas e, quando ameaçadas, posicionam o abdómen sobre o corpo, sendo capazes de o apontar em várias direcções de forma a projectar veneno.

Habitat

Prados, bosques e matos densos.

Interacções Ecológicas Relevantes

As Crematogaster estabelecem associações de mutualismo com homópteros, tais como afídeos, mosquinhas brancas e cochonilhas, e larvas de algumas espécies de borboletas. Em todos os casos, as espécies envolvidas são beneficiadas: os homópteros e as larvas de borboletas são protegidas pelas formigas enquanto se alimentam das plantas, enquanto que as formigas ingerem o líquido açucarado expelido por estes animais. Estas formigas também se alimentam frequentemente do néctar das plantas, sendo assim importantes polinizadoras.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se pelo sul da Europa, norte de África e Arábia Saudita até ao Iraque. Em Portugal é possível encontrar esta espécie por todo o território continental.