Camponotus aethiops

Camponotus aethiops (Latreille, 1798)

Nome Comum

Formiga-carpinteira

Ordem

Hymenoptera

Família

Formicidae

Origem

Nativa - Europa, noreste de África e Ásia Central

Estatuto de Conservação (IUCN)

Não Avaliado

Descrição Expedita

Em cada ninho é possível encontrar formigas com diferentes tamanhos, em que as maiores são as rainhas, com cerca de 14mm. As obreiras também têm diferentes tamanhos entre si, de 5 a 10mm, podendo ser classificadas em minor e major. Os machos são geralmente maiores do que as obreiras com excepção das major, e menores do que as rainhas. O corpo é preto a preto-avermelhado, brilhante, coberto por pelos relativamente compridos. As antenas são em forma de cotovelo. Em vista dorsal, o tórax afunila da cabeça para o abdómen. O tórax tem uma curvatura simples e uniforme. A “cintura” tem apenas um segmento erecto e arredondado. Estas formigas não possuem ferrão no abdómen.

Biologia / Ecologia

Espécie aparentemente activa a qualquer hora do dia. Estas formigas alimentam-se de líquidos açucarados e insectos mortos, como moscas, mosquitos e larvas. É uma espécie bem adaptada a ambientes quentes e secos, cujos ninhos são construídos a grandes profundidades no solo, geralmente debaixo de pedras. Cada colónia possui uma rainha e pode ter milhares de obreiras.

Habitat

Preferência por zonas calcárias, habitando clareiras, zonas rochosas e outras zonas abertas e secas com vegetação rasteira.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se pela Europa, norte de África e Ásia Central, sendo muito comum na Região Mediterrânica. Em Portugal pode ser encontrada por todo o território continental.