Hyles livornica

Hyles livornica (Esper, 1780)

Nome Comum

Borboleta-colibri-riscada

Ordem

Lepidoptera

Família

Sphingidae

Origem

Nativa - Região Mediterrânica, África e Ásia

Estatuto de Conservação (IUCN)

Não Avaliado

Descrição Expedita

Borboletas que atingem quase 9cm de envergadura de asas. O corpo é cor de azeitona com manchas brancas e castanhas ou pretas no abdómen. Possuem dois pares de asas em que as anteriores são da cor do corpo com a nervação branca e uma mancha característica mais clara que atravessa as asas, enquanto que as posteriores, mais pequenas, são arrosadas com as extremidades brancas e pretas. As antenas são castanhas com a ponta branca. Os machos são mais pequenos do que as fêmeas. As lagartas atingem os 8cm de comprimento e variam bastante na coloração, mas geralmente são pretas com manchas e linhas dorsais de cor clara e/ou arrosadas e ventre claro e cabeça preta e vermelha; possuem um corno caudal curvo e vermelho com a ponta preta.

Biologia / Ecologia

Espécie migratória vinda de África. Estas borboletas são nocturnas mas, em dias quentes, é possível vê-as em busca de alimento durante o dia. Alimentam-se em voo do néctar de várias plantas herbáceas que alcançam com a sua enorme probóscide (aparelho bucal semelhante a uma tromba), tal como os colibris, daí o seu nome comum. Os ovos são colocados nas plantas das quais se alimentam, e onde se irão alimentar também as lagartas. O ciclo de vida é particularmente rápido, quando comparado com o ciclo de vida de outras borboletas.

Habitat

Zonas abertas com poucas árvores e arbustos, como pastagens, encostas secas, dunas, vinhas e áreas desérticas.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se pelas regiões mediterrânicas e tropicais da Europa, África e Ásia, com indivíduos que migram para o centro e norte da Europa. Em Portugal pode ser encontrada de norte a sul do país.