Crocothemis erythraea

Crocothemis erythraea (Brullé, 1832)

Nome Comum

Libélula-escarlate

Ordem

Odonata

Família

Libellulidae

Origem

Nativa - sul da Europa, África, Ásia Ocidental e Austrália

Estatuto de Conservação (IUCN)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Libélulas que podem atingir os 45mm de comprimento. Quando em repouso, mantêm as asas abertas. Possuem dois pares de asas claras, com as nervuras anteriores vermelhas e uma mancha cor de âmbar na base das asas posteriores. O abdómen é largo e achatado dorso-ventralmente. Os machos têm o corpo vermelho-vivo e robusto, os olhos vermelhos com a parte inferior azulada e patas vermelhas. As fêmeas e os indivíduos imaturos são cor-de-areia ou dourados, com os olhos amarelo-acastanhados, geralmente com linhas negras no abdómen e uma faixa branca no dorso entre as asas. Excepcionalmente, as fêmeas adultas podem ficar semelhantes aos machos adultos.

Biologia / Ecologia

Espécie carnívora, alimenta-se de insectos, contribuindo assim para o controlo de espécies potencialmente nocivas para o ser humano. As ninfas são aquáticas e extremamente agressivas, alimentando-se também de girinos e peixes juvenis, para além dos insectos. Os adultos são terrestres, passando grande parte do tempo na vegetação ou no solo. Os machos são altamente territoriais e defendem activamente o seu território. A cópula dura apenas alguns segundos e dá-se geralmente no chão ou enquanto pousados na vegetação, mas também pode ocorrer em voo. As fêmeas podem ser copuladas por vários machos sucessivamente, acumulando os respectivos espermas. As fêmeas depositam os ovos na água enquanto os machos vigiam-nas pairando sobre a água, sem lhes tocar, expulsando outros machos que se aproximem durante este processo. Após a eclosão dos ovos, as larvas vivem dentro de água onde predam vorazmente. Quando estão prontas para a metamorfose, sobem a uma planta onde ficam até emergir o adulto alado e terrestre.

Habitat

Cursos de água doce, locais com águas estagnadas e habitats envolventes. Consegue tolerar alguma salinidade.

Distribuição Portugal / Mundo

Esta espécie pode ser encontrada no centro e sul da Europa (com distribuição a aumentar para norte), África, Ásia Ocidental e Austrália. Em Portugal, distribui-se por todo o território continental.